Rastreamento veicular: o que é e como funciona?

Rastreamento veicular: o que é e como funciona?

Cada bem conquistado é valioso e ter um veículo roubado pode trazer um grande prejuízo financeiro. Segundo estudos realizados por seguradoras, o Brasil tem um roubo ou furto de veículo a cada minuto. Mesmo com a menor circulação de veículos dos últimos meses, o número de roubos de veículos não diminuiu, pelo contrário. Por isso, o serviço de rastreamento veicular é cada vez mais procurado e indicado como uma forma eficiente de combate aos prejuízos causados por roubos de carros, motos e cargas. Investir em equipamentos e serviços que ampliem a segurança desses bens e de seus condutores é a melhor forma de protegê-los.

Tecnologia via satélite

Você provavelmente usa ou pelo menos já ouviu falar em GPS, o Sistema de Posicionamento Global, a tecnologia que identifica a geolocalização via satélite com bastante precisão. Ela funciona através de receptores que emitem sinais captados e decifrados por satélites, permitindo que eles calculem com bastante exatidão as coordenadas de onde partiu o sinal para determinar uma posição geográfica.

Essa tecnologia é a base de todo serviço de rastreamento veicular, que pode ser instalado em qualquer tipo de veículo automotivo, como motos, carros, caminhões e ônibus, particulares ou corporativos. A precisão de uma localização por GPS pode chegar a até 2 metros, o que é um dado extremamente exato para localização de um bem. E além da localização em si, o GPS também fornece informações valiosas para a gestão de frotas e a segurança dos usuários.

A estrutura do rastreador

Todo dispositivo rastreador é composto por um GPS para obter a localização através de uma tecnologia de transmissão de dados tipo GSM ou Satelital, como também uma inteligência embarcada, que permite obter a telemetria com informações detalhadas do comportamento do veículo e de seu condutor. O dispositivo de rastreamento não é invasivo e nem interfere na garantia ou no funcionamento elétrico do veículo. Ele é instalado em um local discreto e de difícil acesso para impedir que criminosos o retirem em caso de roubo.

Vantagens do rastreamento veicular

Ter um rastreador no seu veículo traz muitas vantagens para a segurança do veículo e das pessoas. Conheça algumas delas.

Ajuda em caso de roubos

Quando ocorre um roubo, o rastreador permite saber a localização exata do veículo de forma imediata. Assim, o processo de recuperação por parte das autoridades é mais rápido, o que reduz significativamente a possibilidade de que o veículo nunca mais seja recuperado.

Reduz o valor do seguro

O rastreador é considerado pelas seguradoras como um dispositivo de segurança. O tipo de item que reduz a possibilidade de roubo e pode contribuir para que o valor do seguro seja mais baixo, pois além de inibir a ação de ladrões, ajudará na recuperação do veículo em caso de roubo.

Aumenta a segurança pessoal

Em caso de sequestro, ter um rastreador no veículo torna mais fácil e rápida a localização e o resgate da vítima. Outro recurso de segurança é a configuração de uma “cerca eletrônica”, permitindo a delimitação de uma área segura para a circulação do veículo, enviando ainda uma mensagem de alerta, caso o carro ultrapasse o perímetro estabelecido. E existem também dispositivos que oferecem a instalação de um botão de pânico, situado em local escondido, que envia um sinal de perigo para a central de monitoramento do rastreador.

A instalação é simples

Os sistemas de rastreamento são extremamente simples de instalar, desde que o procedimento seja realizado por um profissional especializado, uma vez que erros na instalação de acessórios em um veículo podem afetar o funcionamento da parte elétrica do automóvel e até causar a perda da garantia.

Controla a movimentação de cargas e encomendas

Quando adotado em frotas de empresas de logística e delivery, o rastreador ajuda a controlar a entrega de cargas e encomendas, permitindo saber qual o trajeto que o entregador está percorrendo e se o cronograma está sendo cumprido. Além de tornar a logística mais eficiente, o rastreamento veicular nesse tipo de frota garante maior segurança para a carga, reduzindo a ocorrência de roubo de cargas.

Possui preço acessível

Um rastreador de carro geralmente possui um preço acessível de instalação e monitoramento. Mesmo em carros mais antigos ele não fica mais caro, com a idade do motorista não interferindo no valor da contratação do serviço, o que permite a proteção em qualquer idade e para qualquer modelo de veículo.

Pode servir como prova contra multas

As informações de localização fornecidas pelo rastreador podem ser usadas como prova no caso de contestação de multas vinda de placas clonadas ou por algum erro cometido pelos agentes de trânsito junto aos departamentos responsáveis.

O rastreamento de frotas

Além de localizar os veículos em caso de roubo, a tecnologia usada no rastreamento veicular pode trazer diversos benefícios, principalmente quando usada em veículos corporativos e frotas. As informações obtidas pela telemetria permitem maior controle do abastecimento, das manutenções e até trazem subsídios para que o gestor relacione esses dados com o modo de condução do motorista e possa detectar falhas, planejar rotas mais eficientes e corrigir estratégias para obter maior economia.

Rastreamento Veicular BBC

A BBC oferece um serviço de rastreamento de veículos e frotas que utiliza um sistema de comunicação de dados via satélite de alta tecnologia para localizar com precisão o seu veículo, além de disponibilizar ferramentas que permitem o acompanhamento dos trajetos e o acionamento remoto de bloqueios do automóvel.

O serviço disponibiliza ainda o gerenciamento de posições, controle de rotas, cercas e áreas, com diversos relatórios e o cadastramento de pontos de referência, controle de velocidade, entre outros tipos de controles, tudo com rapidez e total segurança, 24h por dia. O serviço de rastreamento veicular é uma garantia a mais contra furtos de carros e pode ser aplicado no caso de qualquer tipo de veículo.