No Brasil, o transporte de cargas é feito predominantemente através dos veículos rodoviários. Tudo isso porque a nossa frota automotiva é uma das maiores do mundo. Somado a isso, temos também uma alta incidência de insegurança nas estradas, seja por roubos ou acidentes. Essas características exigem das empresas de logística alguns cuidados para garantir a sua operação, evitando maiores prejuízos, com o rastreamento de frotas acabando por se firmar como o serviço mais eficiente para proteger cargas e profissionais que atuam neste cenário.
O que é rastreamento de frotas?
É uma tecnologia que, através da transmissão de dados via satélite, permite acompanhar, com precisão, a localização de um determinado veículo. Após a instalação do dispositivo, a empresa operadora do serviço de rastreamento de frotas pode monitorar o automóvel e também adotar medidas de auxílio e proteção, caso ocorra algum problema ou acidente. O sistema de rastreamento de frotas pode detectar diversas informações, como localização do veículo, a velocidade desenvolvida, a rota percorrida, o tempo de parada, consumo de combustível, problemas de desempenho do veículo rastreado e enviá-las ao cliente, em tempo real.
Rastreamento e GPS
Todo rastreamento de frotas usa a tecnologia GPS. Foi essa tecnologia que tornou possível localizar em tempo real objetos móveis, em qualquer lugar do planeta que seja coberto pelos satélites. O GPS ou sistema de posicionamento global é a rede de satélites desenvolvida pelos Estados Unidos para uso militar, nos anos 1970. A partir dos anos 80, o sistema começou a ser usado por empresas para navegação via satélite ou rastreamento de frotas e veículos. Hoje ele é tão popular que está presente nos celulares, tablets e aparelhos automotivos.
Como funciona o Serviço de Rastreamento de Frotas?
Os aparelhos GPS se comunicam com a rede de satélites que orbitam o planeta, emitindo sinais. Quando os aparelhos respondem com as coordenadas de latitude e longitude do veículo, esses satélites conferem o tempo que passou entre a emissão do sinal para a Terra e a chegada da resposta. Esse intervalo de tempo é conferido por três satélites, formando o que é conhecido como triangulação, permitindo ao sistema calcular, com precisão de metros, a localização do veículo.
O que um Serviço de Rastreamento faz?
A primeira coisa que o rastreamento de frotas possibilita é a identificação de desvios não autorizados na rota ou um comportamento incomum que possa indicar alguma situação de risco. Com informações e recursos para localizar os veículos rapidamente, o serviço de rastreamento contribui não só para o acompanhamento seguro da entrega, como também para a recuperação do veículo e da carga em caso de roubo. Alguns sistemas permitem até intervenções remotas para bloqueio e acionamento de ferramentas.
O rastreio e o monitoramento também inibem o comportamento inseguro dos colaboradores nas estradas. Pois os motoristas passam a evitar freadas bruscas e ultrapassagens perigosas, adotando uma postura mais defensiva no trânsito.
Além de seguir o rastro e acompanhar o trajeto de um veículo, a tecnologia GPS pode ser atrelada à telemetria, um sistema que coleta dados remotamente de um veículo para fornecer diversas outras informações que ajudam na gestão logística. Entre essas informações, veja a seguir o que é possível saber.
Gasto de combustível
É possível acompanhar o gasto com o abastecimento de cada veículo para controlar a evolução da despesa nas idas ao posto de gasolina e compará-lo com a média de consumo dos demais veículos, estabelecida pela montadora do automóvel. Com isso, também dá para identificar os veículos que têm uma performance abaixo do padrão e conferir qualquer desvio de combustível, até mesmo trajetos errados seguidos pelos motoristas durante a operação.
Desgaste de equipamento
Outra informação fornecida pelo rastreamento de frotas é a quilometragem por rota. Assim é possível estabelecer uma relação com o desgaste de pneus e os demais componentes do carro.
Utilização da frota
Monitora o comportamento do motorista para que os intervalos durante o trabalho e as paradas para carga e descarga normais não excedam o previsto e essa ociosidade atrapalhe a operação. Outra utilidade dessa informação, fornecida pelo sistema de rastreamento de frotas, é averiguar se o motorista desvia da rota determinada ou usa o veículo para fins pessoais.
Serviço de Rastreamento de Frotas – BBC Monitoramento
Por todas essas possibilidades, o rastreamento de frotas acaba sendo vantajoso tanto para as transportadoras quanto para quem contrata o transporte de carga, permitindo que as empresas de logística possam planejar rotas mais eficientes e corrigir estratégias para obter mais economia e eficiência na sua operação. A BBC Monitoramento oferece o Serviço de Rastreamento de Frotas que utiliza um sistema de comunicação de dados via satélite de alta tecnologia, além de disponibilizar softwares de gestão e diversas ferramentas de acompanhamento e controle remoto dos veículos. E sua empresa ainda pode contar com o apoio de nossa central de monitoramento 24h, todos os dias.