Qual o papel das Forças Armadas?

Todos nós conhecemos aqueles comerciais que anualmente aparecem na TV, convidado os jovens a partir dos 18 anos ao alistamento nas Forças Armadas. Mas para que servem essas forças? 

As Forças Armadas são compostas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica. Essas 3 instituições são organizadas com base na hierarquia e na disciplina militar, sob o comando do presidente da República e coordenadas pelo Ministério da Defesa. Cada uma dessas forças tem funções específicas, estabelecidas pela nossa Constituição, mas as principais são a garantia dos poderes constitucionais e a defesa da Pátria, em caso de ameaças externas. Também são responsabilidades das Forças Armadas assegurar a integridade do território nacional, defender os interesses e os recursos naturais e tecnológicos do país, proteger os cidadãos e as riquezas do país.

Além dos Presidentes, qualquer dos poderes – o Executivo, o Legislativo ou o Judiciário – tem autoridade para acionar as Forças Armadas, caso seja necessário garantir a preservação da lei e da ordem. Por isso, as Forças Armadas são subordinadas aos poderes políticos e devem obediência à Constituição.

Diferenças entre as Forças Armadas.

Embora semelhantes no seu papel de defesa, cada uma das Forças tem suas características. Essas diferenças devem ser levadas em consideração por que deseja seguir uma carreira militar, para saber qual delas tem mais a ver com o seu perfil. 

Exército

É responsabilidade do Exército Brasileiro defender o país em operações terrestres, além de garantir a lei, a ordem e os poderes constitucionais. Apesar de não vivermos em guerra, as tropas do Exército estão sempre em treinamento, preparadas para atuar em situações de conflito ou guerra, se necessário. O Exército também atua em ações de apoio à assistência e socorro de vítimas de desastres naturais, defesa das fronteiras e construção de obras de integração nacional.

A hierarquia do Exército.

Existem 20 cargos diferentes no Exército brasileiro. A base da instituição é formada por soldados, taifeiros, cabos, sargentos, tenentes, capitães, majores, tenentes-coronéis, coronéis, generais e marechais, que é o posto mais alto. Cada uma dessas patentes tem várias divisões.

Aeronáutica

A Aeronáutica é a força que realiza ações de controle, defesa e vigilância no espaço aéreo brasileiro. Entre as suas funções estão garantir a segurança da viação aérea, implantar e operar a infraestrutura aeroespacial, aeronáutica e aeroportuária, além de cooperar com outros órgãos na repressão a crimes e delitos que envolvam o espaço aéreo.

A hierarquia da Aeronáutica.

Ao todo, a Aeronáutica do Brasil tem 21 postos em seus quadros, divididos em vários grupos. A infantaria e o Quadro de Aviação, compõem os dois grupos que entram em combate. A Infantaria atua em terra e cuida da segurança das bases aéreas e aeroportos, enquanto o Quadro de Aviação, reúne os oficiais que pilotam os aviões militares.

Marinha

A Marinha brasileira é a força armada mais antiga do país. A sua função é garantir a defesa da Pátria juntamente com as outras duas instituições, atuando nas águas marítimas e fluviais. Também faz parte de suas responsabilidades proteger o litoral do país, se colocando a postos para atender a emergências ou crises nos mares brasileiros, garantir a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar e águas territoriais, fiscalizando o cumprimento de leis e regulamentos de navegação.

A hierarquia da Marinha

A nossa Marinha tem 17 cargos divididos em dois grupos principais: o Corpo de Fuzileiros, que fica em terra, e o Corpo da Armada, responsável pelas embarcações. Há também outros três grupos, compostos pelo Corpo de Engenheiros, o Corpo de Saúde e as unidades dos fuzileiros.

O contingente das Forças Armadas

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 370 mil militares na ativa. O que é um contingente muito grande, considerando que não somos um país com tradição de conflitos bélicos. Inclusive, a última vez em que as nossas Forças Armadas lutaram em defesa da soberania nacional foi quando o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista, na Segunda Guerra Mundial. Na falta de guerras, as Forças Armadas têm atuado em missões de segurança internas para garantir a ordem, de combate ao desmatamento e às queimadas na Amazônia Legal, de defesa civil no combate a epidemias e missões humanitárias de paz em outros países, sob o comando da ONU.

Por todas essas funções, as Forças Armadas desempenham um papel importante na manutenção do Estado de direito e seu papel é servir ao país e aos brasileiros, zelando pela democracia.