Qual o custo-benefício de um serviço de segurança?

Você já se deu conta que hoje, além de todo investimento necessário para implantar um negócio, é praticamente impensável uma empresa atuar em qualquer segmento sem contar com um bom serviço de segurança privada? A boa notícia é que esse investimento que antes era um privilégio de grandes corporações, hoje se tornou mais acessível, permitindo que qualquer empresa possa contar com esse benefício. Mas antes de qualquer decisão, todo gestor precisa pesar os prós e contras, ou como se diz nos negócios, o custo-benefício. 

Para saber se a contratação de um serviço tem um bom custo-benefício é preciso responder a essas questões:

Sua empresa precisa desse investimento?

Essa deve ser a primeira pergunta a fazer. Analise os riscos materiais e palpáveis a que seu negócio está exposto. Coloque na ponta do lápis para não fazer gastos por impulso. 

Quanto esse serviço vai custar?

Para ver o custo-benefício, calcule o total a ser investido na contratação do serviço e veja se esse investimento não vai desequilibrar a sua gestão financeira. Lembre-se que uma empresa de segurança especializada pode oferecer projetos personalizados, permitindo que você invista apenas no que realmente precisa. 

Verifique os benefícios que o investimento vai trazer.

Esta é a principal análise de custo-benefício, que é mensurar se esse serviço vai gerar mais retorno para a sua empresa do que foi investido. Considere nessa conta os aspectos imateriais, como o bem-estar e a tranquilidade proporcionada 

Existem muitos benefícios na contratação de um serviço, mas a análise custo-benefício depende sempre do tipo de serviço que está sendo contratado. A contratação de um serviço especializado, principalmente de segurança, pode economizar tempo e dinheiro, além de proporcionar tranquilidade. A empresa contratante poderá contar com profissionais treinados, tecnologia de ponta e toda parte de estratégia e inteligência com um investimento adequado às suas necessidades.

Benefícios de contratar um serviço de segurança

Contratar um serviço de segurança é um investimento estratégico que, além de garantir o bem-estar das pessoas, transmite uma imagem positiva, de cuidado à organização. Outros benefícios são:

Acesso a alta tecnologia.

Uma empresa especializada em segurança desenvolve soluções inovadoras e oferece serviços que contam com o que há de mais moderno no setor, tornando os processos de proteção mais eficientes.

Projetos personalizados

Uma vez que cada cliente possui uma necessidade de segurança específica, para atender a essas demandas e oferecer as soluções mais assertivas, é preciso desenvolver projetos de segurança personalizados e pensados para as vulnerabilidades de cada cliente. Todo este trabalho de inteligência requer profissionais altamente capacitados, com conhecimentos em segurança e visão estratégica do negócio do contratante.

Monitoramento 24 horas

As empresas de segurança profissionais oferecem soluções de monitoramento 24 horas, fornecendo uma estrutura capaz de oferecer proteção em tempo integral ao estabelecimento ou residência.

Redução de custos

A contratação de um serviço de proteção também é uma economia, pois além de evitar perdas no patrimônio, é possível contar com uma série de benefícios dentro de um pacote, principalmente o de ter profissionais altamente especializados por um custo dentro do seu orçamento. 

Aumento da produtividade.

Um dos maiores benefícios proporcionados pela contratação de um serviço de segurança é o aumento do bem-estar e da tranquilidade. Numa empresa, esse sentimento contribui para o crescimento da produtividade, impulsionando o faturamento e as vendas. Assim, o retorno financeiro deste investimento traz um benefício bem maior do que o custo do serviço.

E o que define o custo?

Não há um valor pré-estabelecido para os serviços de segurança, pois tudo depende da customização dos itens solicitados que são analisados no momento da definição do preço. Os principais fatores que influenciam no custo do serviço são:

Tamanho da área monitorada.

Quanto mais extensa a área, maiores os recursos demandados para que se possa realizar uma proteção efetiva. Áreas muito grandes podem exigir veículos para o monitoramento, além de um número bem maior de vigilantes. Tudo isso, interfere bastante no valor do serviço. 

Quantidade de profissionais envolvidos.

Se o serviço exigir a alocação de muitos vigilantes, o custo do serviço será um pouco maior. Para definir quantos profissionais serão necessários é preciso analisar a vulnerabilidade do local e o nível de risco do entorno.

Tecnologia dos equipamentos

A instalação dos equipamentos também interfere no valor total do serviço. A tecnologia de câmeras, sensores, alarmes e outros dispositivos é outro fator considerado na análise dos custos. Quanto mais equipamentos forem necessários, maior será o impacto no custo.

Um investimento que traz muitos benefícios.

Muitos gestores podem encarar a contratação de uma empresa de segurança como um gasto elevado. Porém, contar com um serviço de proteção profissional terceirizada na verdade ajuda a reduzir custos com prejuízos causados por assaltos, roubos e invasões. 

Calculando na ponta do lápis, é fácil perceber que a contratação de um serviço de segurança oferece uma excelente relação de custo-benefício para qualquer empresa. Quando entendida como um investimento e não apenas como um custo, a segurança traz inúmeros benefícios. Além de contribuir para preservar tudo o que foi construído com muito trabalho, o serviço de segurança reduz significativamente  os riscos de invasões, vandalismo e ações criminosas, garantindo a integridade do patrimônio e o bem-estar das pessoas.