Perigo na estrada: os riscos do transporte de mercadorias e como proteger sua carga

O transporte de cargas por via terrestre é uma atividade econômica essencial no Brasil. O país centraliza na malha viária a maior parte da movimentação de cargas. Mas mesmo assim estamos entre os dez mercados mais perigosos do mundo para o setor logístico. Isso devido ao alto percentual de roubo de mercadorias nas estradas. 

A logística precisa considerar riscos como acidentes, roubos e intempéries que possam causar atrasos e prejuízos financeiros, além de fatores, tanto internos quanto externos, que podem expor a carga, a frota da empresa e os motoristas a situações que reduzem a sua segurança na estrada. 

A gestão de riscos precisa desenvolver estratégias que identifiquem os perigos e as ameaças, apresentando soluções para esses problemas.

Riscos do transporte de cargas

Embora a estrada apresente diversos perigos menores, que quando somados também podem impactar consideravelmente a receita de uma transportadora, vamos focar nas situações que provocam prejuízos mais imediatos ao transporte de cargas rodoviárias.

Roubo de cargas

Em 2019 foram registrados mais de 22 mil roubos de carga, gerando um prejuízo de R$ 2 bilhões. Esse elevado número de crimes nas estradas é causado pela ação de quadrilhas organizadas, especialistas em roubo de mercadorias, que são beneficiadas pela facilidade de negociar as cargas roubadas. Esse é, sem dúvida, o principal perigo que as empresas de transporte enfrentam.

Multas e apreensões

A legislação brasileira é bastante complexa no que diz respeito à regulamentação de transportes de cargas. Por isso, muitos gestores das transportadoras não dominam totalmente o assunto e esse desconhecimento aumenta as chances de infrações involuntárias que podem fazer os caminhões serem multados nas estradas ou as mercadorias serem apreendidas. Além disso, sempre há o perigo de multas ocasionadas por condução indevida por parte dos motoristas.

O trabalho ao volante requer sempre máxima atenção e qualquer descuido por parte do condutor pode provocar prejuízos sérios e até perdas irreparáveis. E nem sempre os profissionais envolvidos têm o comprometimento, a qualidade e o treinamento necessários para executar uma direção eficiente, respeitando as regras do trânsito.

Avarias e extravios

Outro perigo que assombra os gestores é o extravio da mercadoria transportada ou até a entrega da carga avariada. Além de deixar o cliente insatisfeito com o trabalho da empresa, uma falha dessa gravidade mancha a imagem da transportadora e pode provocar perda de clientes ou até mesmo  processos indenizatórios que resultam em prejuízos altíssimos.

Como reduzir esses riscos?

Para prevenir e minimizar esses e outros perigos presentes nas nossas estradas, é essencial contar com uma gestão de riscos e adotar a tecnologia oferecida por serviços de monitoramento e rastreamento de frota. Uma boa gestão de riscos segue uma série de procedimentos e práticas que colaboram para evitar acidentes, desvios ou danos às cargas transportadas, buscando proteger não apenas as mercadorias, mas também os veículos e as pessoas envolvidas em todo o processo. E a principal ferramenta dessa gestão é o rastreamento da frota.

Rastreamento de frotas BBC

Um serviço de rastreamento de frota de alta qualidade como o realizado pela BBC Monitoramento, além de assegurar e monitorar os veículos e suas cargas, fornece dados precisos em tempo real e envia diversos relatórios que ajudam no gerenciamento de custos da empresa. A seguir, veja o que o serviço ainda possibilita.

-Planejamento de rotas, buscando trajetos mais seguros, com menor risco de roubos e acidentes. 

- Mapeamento das cargas, reduzindo os riscos de extravios e as avarias às cargas.

- Gerenciamento de posição e diversos controles remotos, como controle de rotas, de velocidade, delimitação de áreas, acionamento e bloqueio do veículo.

- Monitoramento do veículo 24h, com acompanhamento de acelerações e frenagens, excessos de velocidade, consumo de combustível, tempo ocioso do motor, locais e durações das paradas. 

Entre em contato conosco e conheça melhor esse conjunto de funcionalidades da BBC Monitoramento que vai proteger a sua frota e ajudar a sua empresa a prestar sempre o melhor serviço aos seus clientes.