Meu cartão foi clonado! E agora, o que fazer?

Descobrir que o seu cartão foi clonado é uma situação estressante e que pode trazer grandes prejuízos. A clonagem é quando o golpista tem acesso às informações de um cartão e as utiliza para realizar compras sem o consentimento do titular. Segundo uma pesquisa do Radar Febraban (Federação Brasileira de Bancos), realizada em abril de 2023, 31% dos brasileiros disseram já ter sido vítimas de algum golpe financeiro ou tentativa de fraude, sendo a clonagem ou troca de cartões o golpe mais comum. 

Como os golpistas conseguem os dados para clonar o seu cartão?

Infelizmente na maioria das vezes é você mesmo quem fornece os dados do seu cartão aos golpistas, caindo nas armadilhas físicas ou virtuais montadas por eles. Os métodos utilizados pelos fraudadores para clonar cartões não variam muito, basicamente os criminosos reciclam os mesmos golpes, se aproveitando da desatenção e boa-fé das vítimas. Por isso, não é difícil identificar as formas mais comuns de capturar os dados de um cartão:

Golpe da maquininha

Muito frequente nos apps de delivery de comida, esse tipo de golpe é praticado por entregadores mal intencionados que utilizam uma maquininha adulterada, com um sistema que duplica os dados dos cartões inseridos. Desta forma, essas informações são utilizadas para fazer uma “cópia” e seu cartão é clonado.

Sites de compras falsos

Quem utiliza o cartão em compras online ou tem os dados dele cadastrados em serviços de streaming e outras assinaturas mensais, precisa ter máxima atenção aos apps e sites falsos usados por criminosos para obter dados de cartões e cloná-los. Nesses casos, o golpista nem precisa do cartão presencial, basta acessar os seus dados fornecidos durante a compra em sites não seguros e nada confiáveis. Quem não verifica o cadeado de segurança antes de inserir dados em uma página está sujeito a ter o cartão clonado.

Phishing

Conhece o ditado “caiu na rede é peixe”? Pois ele também vale para a rede de computadores com o nome de phishing. Essa tática consiste em “fisgar” a vítima utilizando como isca promoções irresistíveis ou alertas de golpes por meio de e-mails, com links para páginas ou aplicativos maliciosos onde os dados do usuário são roubados. Existem várias formas de phishing pra pescar a vítima, mas basicamente o golpe é o mesmo, onde a técnica utilizada é a manipulação psicológica para induzir a pessoa a passar seus dados bancários ou senhas e informações confidenciais.

Falsas centrais de atendimento

Outro golpe comum é aquele em que o golpista liga para a vítima fingindo ser um atendente da central antifraude do banco e convence a pessoa a informar dados confidenciais para bloquear uma suposta compra não autorizada por ela. Alguns até usam recursos sofisticados, imitando o serviço de atendimento dos bancos através de gravações com falsos menus que parecem autênticos e confiáveis. Pensando que está cancelando o cartão clonado a vítima acaba entregando dados confidenciais.

Qualquer um pode ser vítima desse tipo de golpe e quando isso acontece é fundamental agir rapidamente para minimizar os danos. Mas você sabe como lidar com essa situação e proteger suas finanças? Aqui estão algumas dicas essenciais:

1. Contate a operadora do seu cartão imediatamente.

Ao notar transações suspeitas ou receber alertas de compras que você não fez, entre em contato urgente com a operadora do seu cartão pelo aplicativo do seu banco ou pelo número de atendimento ao cliente, que geralmente está no verso do cartão. Informe sobre a clonagem e peça o cancelamento imediato do cartão clonado para evitar mais transações e compras não autorizadas. Se optar pelo app do banco, vá até a opção “cartões” e selecione “Não reconheço essa compra” e em seguida “bloquear”.

2. Registre um Boletim de Ocorrência

Dirija-se à delegacia mais próxima ou faça um B.O online. Esse documento é essencial para resguardar seus direitos e comprovar que você foi vítima de uma fraude em caso de necessidade de contestar transações fraudulentas.

3. Monitore seus extratos e faturas regularmente.

Fique sempre de olho nos extratos bancários e faturas do cartão de crédito. Acompanhe e verifique detalhadamente cada transação para identificar qualquer atividade suspeita. Anote valor, local, data e hora das transações que não reconhecer e informe imediatamente à operadora do cartão qualquer anormalidade ou suspeita de cartão clonado.

4. Conteste as transações não autorizadas.

Depois de identificar e comunicar as movimentações fraudulentas, solicite à operadora do cartão o estorno ou contestação dessas compras. Não perca tempo, pois geralmente, há um prazo para informar transações não reconhecidas e iniciar o processo de contestação.

5. Reforce a segurança dos seus dados financeiros.

Além das medidas imediatas, é essencial reforçar a segurança dos seus dados financeiros. Altere todas as suas senhas bancárias e evite compartilhar informações pessoais ou financeiras por telefone ou e-mail.

Lidar com a clonagem de um cartão ou qualquer outro golpe causa muita dor de cabeça, mas se agir rapidamente e seguir essas dicas pode ajudar a minimizar os danos e a recuperar seu controle financeiro. O segredo para evitar aborrecimentos assim é sempre observar as regras básicas de segurança nas transações. Seja no ambiente virtual ou físico, proteção nunca é demais.