Está planejando viajar? Confira 15 dicas para sua segurança!

Está planejando viajar? Confira 15 dicas para sua segurança!

Viajar deve ser um momento de relaxar, esquecer as preocupações, se divertir e vivenciar novas experiências, mas em tudo na vida há riscos. Por isso é preciso tomar todos os cuidados necessários para garantir a segurança da sua viagem. Com nossa expertise em segurança, reunimos algumas dicas para você.

Viagens de carro

No mundo pós-pandemia, viagens curtas, feitas de carro, tendem a ganhar espaço, uma vez que permitem manter o distanciamento recomendado mais do que as viagens em grupo, como as que são realizadas em ônibus e aviões, por exemplo. Mas antes de pegar a estrada, algumas medidas de segurança devem ser seguidas para assegurar que tudo corra bem.

1. Planeje o roteiro

Se você já tem destino definido, faça uma estimativa do tempo que a viagem irá durar. Planeje o tempo de parada para descanso, alimentação e pernoite, se necessário. Assim você consegue se programar para dirigir somente em horários mais seguros, como durante o dia. é importante fazer paradas a cada 2 horas para espantar o sono, esticar as pernas e evitar problemas de circulação sanguínea. 

2. Viaje abastecido

Certificar-se de que há combustível o suficiente para completar todo o trajeto ou fazer pausas em pontos seguros de abastecimento, evitando paradas desnecessárias em locais desconhecidos. Na estrada, o seu abastecimento também é importante. Providencie água para se hidratar, especialmente se o clima estiver quente. 

3. Verifique a manutenção do veículo 

Antes de iniciar a viagem, certifique-se de que o automóvel está em condições de encarar o trajeto sem danos aos seus componentes. Faça um checklist dos principais itens verificando níveis de água e óleo do motor, combustível, condições e calibragem dos pneus, incluindo o estepe. 

O ideal é fazer uma revisão no veículo dias antes de partir em viagem. Outros itens básicos, como cintos de segurança, cadeirinha de bebê, limpador de para-brisa e faróis, também devem ser verificados para garantir que tudo esteja realmente seguro.

4. Dirija com segurança 

Na estrada, é importante ter uma direção defensiva, ou seja, ficar atento não só à sua condução, mas também aos outros motoristas e aos pedestres. Mantenha sempre uma distância segura do veículo à frente e lembre-se de que o peso adicional das bagagens e passageiros interfere diretamente no tempo de frenagem do veículo.

Viagens para outras regiões ou outros países

Se você planeja viajar, só ou em grupo, tem que levar em conta algumas medidas de segurança para garantir que a viagem traga só boas experiências. Mesmo assim, imprevistos e coisas desagradáveis podem atrapalhar seu passeio e nem sempre é fácil um forasteiro/estrangeiro lidar com essas situações. O melhor mesmo é tomar todos os cuidados para prevenir. 

5. Documentação em ordem

Conferir toda a documentação necessária para a viagem com antecedência é essencial. Especialmente se você for viajar com crianças. 

Se a viagem for de carro, além da sua habilitação, não se esqueça dos documentos do veículo. Se for viajar ao exterior, regularize tudo e tenha sempre em mãos o seu passaporte. Carregue os seus documentos pessoais sempre com você. 

Isso evita maiores problemas caso a sua bagagem seja extraviada. Uma dica extra é ter a foto da primeira página do seu passaporte no celular para agilizar sua identificação e manter como cópia de segurança, em caso de perda.

6. Carteira de vacinação

Quando você viaja para áreas com risco de contágio, é importante colocar as vacinas em dia. Para visitar algumas regiões do Brasil e de outros países da América do Sul, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação prévia. E não se esqueça de levar a carteira de vacinação.

7. Seguro de viagem

A maioria das pessoas procura economizar e nem cogita fazer esse seguro. Mas essa assistência quando se está viajando merece ser considerada como um item de segurança em qualquer viagem. 

8. Cuidado com o dinheiro

Levar algum dinheiro em espécie é recomendável, mas nunca saia com todo o dinheiro na rua. Ande só com o necessário e deixe o restante guardado em sua mala ou em um armário trancado do hotel. Durante a viagem, mantenha todos os seus pertences de valor, inclusive o dinheiro e cartões de crédito na bolsa ou bagagem de mão, não se separando dela.

9. Olho na bagagem

Em qualquer lugar do mundo, a segurança em terminais rodoviários, estações de trem e portos é menor do que em aeroportos. Por isso, atenção com as suas bagagens. Quanto menos malas você levar, mais fácil será cuidar delas. 

Fique de olho também em pessoas estranhas que se aproximam de suas malas. 

Cuidados com sua casa quando estiver viajando.

Se durante a viagem não vai ficar ninguém em casa, você precisa tomar uns cuidados extras.

10. Verifique todas as portas e trancas

Faça uma revisão em todos os acessos para conferir se as portas e janelas oferecem a segurança necessária.

11. Deixe alguém avisado

Avise a um parente, amigo ou a um vizinho de confiança sua ausência e deixe um contato, caso ocorra algum problema.

12. Suspenda jornais, revistas e correspondências.

Ou peça para alguém pegar essas correspondências para você. Deixar acumular correspondência pode denunciar que a casa está vazia e atrair gente mal-intencionada.

13. Desligue os eletros

Por menor que seja o tempo da sua ausência, melhor deixar a geladeira e outros aparelhos desligados para prevenir danos por sobrecarga.

14. Feche os registros de água e gás.

Mesmo que você more em apartamento, sem hidrômetro individual, feche os registros da cozinha, banheiros e área de serviço. Isso vai evitar que você encontre uma piscina dentro de casa, caso haja algum vazamento. Tome o mesmo cuidado com o registro do gás.

15. Não divulgue sua viagem nas redes sociais.

Evite expor detalhes de sua viagem. O melhor mesmo é restringir o acesso às suas postagens apenas a amigos muito próximos e parentes.

Seguindo as nossas dicas, sua viagem vai ficar mais tranquila e divertida, e na volta sua única preocupação vai ser desfazer as malas, o que nem sempre é fácil.