As férias são sinônimo de pausa do trabalho, da rotina, dos compromissos. É o momento de colocar o pé na estrada e curtir o merecido descanso com a família. Mas enquanto a gente relaxa, o mundo lá fora continua girando e, infelizmente, isso inclui a ação de pessoas mal-intencionadas que enxergam esse período como oportunidade.
De acordo com a central de análise e controle da ADT, maior empresa de monitoramento de alarme do mundo, os índices de invasões e furtos em residências e estabelecimentos comerciais tendem a aumentar cerca de 15% durante as férias nas grandes cidades. Isso porque, com imóveis vazios, os sinais de vulnerabilidade se tornam mais evidentes: luzes apagadas por dias, ausência de movimentação, acúmulo de correspondência, entre outros fatores que podem chamar a atenção de quem está à procura de brechas.
De acordo com uma pesquisa do Instituto Real Time Big Data, o alto índice de roubos em residências neste período de férias preocupa 73% dos brasileiros. Apesar disso, 83% dos entrevistados não possuem câmeras de segurança ou alarmes em suas casas.
Fonte dos dados: Agência Pimenta Comunicação e Portal R7.
E é exatamente nesse cenário que a vigilância remota e os serviços de monitoramento ganham protagonismo.
Por que a vigilância remota é tão importante nas férias?
A vigilância remota consiste no acompanhamento à distância, em tempo real, do que acontece em um determinado espaço. Por meio de câmeras, sensores e sistemas inteligentes, é possível monitorar ambientes e identificar qualquer movimentação suspeita.
Mas vai além da simples gravação de imagens. Sistemas mais avançados contam com
- Alertas automatizados em caso de invasão ou tentativa de acesso indevido;
- Monitoramento 24h por equipes especializadas, preparadas para responder a qualquer ocorrência;
- Acesso remoto via aplicativo, que permite ao proprietário acompanhar tudo de onde estiver;
- Integração com outros dispositivos de segurança, como alarmes, cercas elétricas e controles de acesso.
Ou seja: é como se você pudesse viajar sem realmente deixar sua casa ou empresa sozinha.
O que torna os serviços de monitoramento essenciais nessa época?
Durante as férias, as pessoas ficam mais tempo fora, as empresas reduzem ou até pausam suas atividades, e os bairros, de modo geral, tornam-se mais silenciosos, o que aumenta o tempo de resposta a uma situação de risco, caso não haja um sistema preparado para agir.
Com os serviços de monitoramento:
- Situações de emergência são detectadas e tratadas com agilidade, muitas vezes antes que causem maiores danos;
- A presença de um sistema de segurança visível inibe ações criminosas;
- O proprietário ganha tranquilidade real para aproveitar suas férias, sem precisar ficar checando notificações a todo instante.
Prevenir é sempre mais inteligente do que remediar
Quando o assunto é segurança, pensar de forma preventiva é sempre o melhor caminho. Investir em vigilância remota e monitoramento não é só sobre proteger bens materiais. É sobre preservar a paz de espírito, mesmo à distância.
E o melhor momento para estruturar essa proteção é antes da viagem. Vale revisar se tudo está funcionando corretamente: câmeras, alarmes, sensores e conectividade. Afinal, segurança também se faz nos detalhes. Com um sistema adequado ao seu perfil e à realidade do seu imóvel, é possível sair de férias com muito mais tranquilidade e voltar sabendo que tudo está exatamente como você deixou.
Com alta tecnologia, a BBC Vigilância cuida do seu patrimônio em tempo real, 24 horas por dia, seja para monitorar câmeras, disparar alertas automáticos ou acionar apoio tático em caso de emergência, nosso sistema age rápido e com inteligência. Você aproveita o seu descanso sem precisar ficar checando a câmera a cada notificação no celular.
Quer curtir suas férias com segurança de verdade? Fale com a gente e descubra o plano ideal para proteger o que importa pra você.