8 dicas de segurança ao utilizar aplicativos de corrida

O uso de aplicativos de transporte como Uber e 99, por exemplo, já tomou conta da nossa rotina, justamente pela facilidade e economia que o serviço oferece para todos. Porém, é preciso ter cuidado, principalmente as mulheres, no que diz respeito à segurança nos deslocamentos urbanos.

Em 2021, a pesquisa Percepções sobre segurança das mulheres nos deslocamentos pela cidade*, realizada pelos institutos Locomotiva e Patrícia Galvão, com apoio da ONU Mulheres e Uber, revelou que apenas 16% das mulheres e homens que utilizam as mais diversas modalidades de transporte sentem-se plenamente seguros. 

Por isso, apontamos algumas dicas importantes para que a sua viagem seja tranquila e realizada em segurança.

1. Solicite e espere o veículo em um lugar seguro

Não fique aguardando o veículo na rua e com o celular em mãos. Fique por perto e dentro de um local seguro como a sua casa, a recepção do prédio ou dentro de uma loja, por exemplo, até que o app notifique que o(a) motorista chegou.

2. Se for de carro, prefira sentar no banco de trás
Principalmente se estiver sozinho(a), pois é possível sair por qualquer lado do veículo com facilidade, evitando o tráfego de veículos e também ficando mais seguro(a) em relação a qualquer tentativa de contato do(a) motorista.

3. Cheque as informações da viagem assim que o veículo chegar
Confira se a placa, a marca, a cor e o modelo do veículo estão de acordo com o que o app apresenta, assim como o rosto do(a) motorista, antes do embarque. Também confirme o nome do(a) motorista e peça para ele(a) confirmar o seu nome antes de entrar no carro. Tudo isso para ter certeza de que está no veículo correto. 

Jamais comece a viagem se a identidade do veículo/motorista não corresponder ao que o app mostra. Cancele imediatamente e informe a plataforma.




4. Use as ferramentas de segurança oferecidas pelo aplicativo
A maioria das plataformas registram as viagens por GPS, disponibilizando suporte para atender a qualquer necessidade ou denúncia do passageiro.

Além disso, é possível compartilhar as suas viagens em tempo real com pessoas de confiança, ligar para a polícia se estiver em uma situação de perigo, gravar áudios durante o trajeto e utilizar outros recursos de segurança disponíveis na tela do app. Pesquise em botões de Configurações e Ajuda da ferramenta. 

5. Evite solicitar um veículo pela conta de outra pessoa ou fora do app 

É através da sua conta que você consegue acompanhar melhor a viagem, garantindo maior controle do que acontece e podendo acionar os recursos de segurança com agilidade. Evite também agendar com o motorista fora do app, pois isso deixa você vulnerável e sem acesso a recursos de controle da plataforma. 

6. Sempre use o cinto de segurança ou o capacete
Essas são ações eficazes para salvar vidas e diminuir ferimentos em acidentes de carro ou moto.

7. Preste atenção no trajeto

É comum a gente se distrair durante a viagem, mas é bom ficar de olho no trajeto, pois você pode não perceber que o caminho está diferente ao que você conhece. Fique ligado(a) e suspeite se o tempo de chegada começar a aumentar, se o(a) motorista fizer mudança de rota ou paradas longas inesperadas. 

8. Atenção ao comportamento do(a) motorista

Bater um papo durante a viagem é super tranquilo, mas fique atento(a) se o(a) motorista estiver encarando você pelo retrovisor e/ou fazendo perguntas suspeitas como se você ingeriu álcool ou se o destino da viagem é a sua residência, por exemplo.

Outra informação importante é a de que o contato físico entre passageiro(a) e motorista é proibido nas regras dos aplicativos. Caso aconteça alguma das ações citadas aqui, denuncie na plataforma imediatamente.

Lembre-se: você pode finalizar a viagem a qualquer momento se achar que não está em segurança.

Caso precise fazer uma denúncia fora do aplicativo, tenha informações como o nome do motorista, a placa do carro, os endereços da corrida e o horário em que ela ocorreu para realizar um Boletim de Ocorrência, ligando para o 190. Também é possível acionar o Ligue 180, canal oficial do governo para denúncias de violência contra a mulher.