O WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens mais popular do mundo. Nele você se comunica diretamente, interage em grupos, recebe e compartilha informação e pode socializar de inúmeras formas. Mas nos últimos meses, cair em golpes do WhatsApp ficou tão comum quanto usar o aplicativo. Sequestrar contas do “zap” virou moda e os golpistas desenvolvem todos os dias novas formas de clonar as contas do app. Muitas vezes eles nem sequer precisam usar de grande conhecimento tecnológico, basta uma ligação e muita lábia para conseguir o objetivo.
O principal objetivo dos golpes do WhatsApp é tirar proveito do alcance da plataforma, utilizada por mais de 110 milhões de brasileiros. A popularidade do aplicativo no país faz com que qualquer ação envolvendo o comunicador viralize e tenha um impacto muito grande, aumentando o medo dos usuários em relação aos golpes no WhatsApp.
Ao contrário dos perfis nas redes sociais, que muitas vezes são abertos para qualquer um, o WhatsApp é mais restrito aos contatos e pessoas próximas. Por isso, os criminosos buscam através desse contato tirar dinheiro das vítimas, se aproveitando do vínculo de amizade e confiança que existe entre os contatos.
A maioria dos golpes do WhatsApp consiste em convencer o usuário a informar por telefone o código de confirmação composto por 6 números, que é enviado pelo WhatsApp via SMS, necessário para concluir a autenticação da conta em outro celular. Assim, a própria pessoa acaba dando a informação essencial para que sua conta seja clonada.
Outro golpe comum é clonar um número e mandar mensagem para os contatos dessa pessoa solicitando dinheiro para resolver uma emergência. Na ilusão de que estão ajudando um amigo ou parente, muitos só percebem que caíram em mais um golpe do WhatsApp quando já é tarde.
Como proteger o seu WhatsApp
Proteger-se dos golpes no WhatsApp não é tão difícil. Basta adotar essas medidas de segurança.
1. Nunca compartilhe seu código de ativação.
Para alguém roubar uma conta, é preciso ter o código de confirmação enviado por SMS para seu número de telefone. Sem esse código, não é possível concluir o processo de confirmação do número no WhatsApp. Por isso, não compartilhe esse código com ninguém, nem mesmo com pessoas e organizações de confiança. E lembre-se: o WhatsApp não solicita que você compartilhe essa informação.
2. Ative a confirmação em duas etapas.
Este recurso funciona como uma senha do seu WhatsApp, adicionando uma segurança extra à conta. Com esta confirmação dupla, se alguém tentar acessar a sua conta através de outro aparelho precisará da senha de 6 dígitos. Assim, o roubo da conta fica muito mais difícil. Para realizar a confirmação, abra o aplicativo, vá em AJUSTES –> CONTA –> CONFIRMAÇÃO EM DUAS ETAPAS e escolha sua senha. Agora, qualquer um que tentar entrar na sua conta de WhatsApp deverá colocar essa senha. E nunca revele esta senha a ninguém!
3. Desconfie de ligações de telemarketing oferecendo muitas vantagens.
Não se deixe levar por ofertas irresistíveis, como pacotes de dados ou assinatura de canais de TV oferecidos por ligação de supostos atendentes de operadoras. Principalmente se a oferta estiver com o valor muito abaixo do preço de mercado. Golpes do WhatsApp também simulam ofertas e promoções, enviando mensagens e links de confirmação. Nunca clique neles, ainda mais se for compartilhado em grupos
4. Antes de ajudar um amigo, confirme a identidade.
Se você receber um pedido urgente de dinheiro de amigo ou parente, antes de fazer qualquer transferência para atender à solicitação, ligue para a pessoa que entrou em contato e confirme as informações.
5. Cuidado com aplicativos estranhos.
Hoje em dia os smartphones guardam muita informação sobre nós. Por isso, é preciso ter cuidado com o que você instala no seu celular. Nunca baixe aplicativos desconhecidos ou de lojas não oficiais. Eles podem acessar dados e espionar as suas atividades.
6. Apps atualizados são mais seguros.
Mantenha o WhatsApp e o sistema operacional de seu celular sempre atualizados. Isso garante proteção contra as ameaças de segurança que surgem diariamente nos meios digitais.
7. Nunca compartilhe informações pessoais.
O WhatsApp garante a sua privacidade, mas você também precisa ter o cuidado de não repassar suas informações através do aplicativo. Se alguém pedir que você forneça dados pessoais, como CPF, RG ou data de nascimento, desconfie. Além do risco da pessoa ter tido sua conta hackeada, essas informações podem ser repassadas indevidamente para golpistas, que podem utilizá-las em fraudes.
Observando essas dicas, você evita cair em golpes do WhatsApp e pode continuar trocando mensagens tranquila e seguramente através de seu aplicativo preferido.