7 dicas de segurança para uma compra on-line

7 dicas de segurança para uma compra on-line

Uma das grandes facilidades que a internet proporciona é a compra on-line. Além de poder pesquisar produtos e comparar preços, através do e-commerce é possível adquirir tudo o que se deseja, a qualquer hora, sem enfrentar filas e receber as compras no conforto de casa.

Embora fazer compras on-line seja cada vez mais seguro, há uma série de cuidados que devem ser observados para reduzir os riscos de cair em golpes de falsas lojas ou ter os seus dados acessados de forma indevida.

Para que sua experiência de compra pela internet seja agradável e segura, reunimos algumas dicas importantes.

1. Verifique se o site é seguro

Antes de olhar o catálogo e se encantar com algum produto, verifique se o site exibe um cadeado na barra de endereço do navegador. Esse é o certificado de criptografia que garante a segurança dos dados. Caso o site não tenha o ícone, não digite nenhuma informação pessoal ou bancária nele.

2. Escolha sites confiáveis

Assim como no mundo físico, nas compras on-line dê preferência às lojas virtuais de confiança, reconhecidas. Pegue referências com amigos/familiares que conheçam o site, visite as redes sociais da loja para ver comentários de outros consumidores ou faça uma busca em portais de avaliação. E só faça compras em lojas que tenham reputação positiva.

3. Desconfie de ofertas muito abaixo da média

Sabe aquele ditado que diz: quando a oferta é demais, o santo desconfia? Pois na internet também é assim. Desconfie de anúncios com ofertas boas demais, preços muito baixos e descontos exagerados. Eles podem esconder problemas na qualidade ou procedência dos produtos. E o barato pode sair bem caro se você necessitar usar a garantia ou fazer uma devolução.

4. Cuidado com as formas de pagamento

Opte sempre que possível por mecanismos de pagamento digital, cadastrando seu cartão de crédito em plataformas intermediadoras como Pay-Pal, PagSeguro ou cartões virtuais. Esses sistemas fazem uma verificação da loja antes de liberar o pagamento, assim fica mais fácil solicitar estorno em caso de fraude. Caso não queira fornecer seus dados de cartão de crédito, opte por boletos ou transferências bancárias. 

5. Leia a política de compra e devolução da empresa

Antes de fechar a compra do produto, entenda bem as regras adotadas pela empresa para fazer envios ou trocas, quais os prazos de entrega, como funciona a devolução de mercadorias, o estorno em caso de desistência e outras informações importantes que devem ser obrigatoriamente fornecidas pela loja.

6. Não confie em links promocionais

Evite entrar nas lojas através de banners promocionais ou links enviados por e-mails com ofertas tentadoras. Principalmente se você não autorizou o envio dessas newsletters. Se receber uma oferta e tiver interesse em efetuar a compra on-line, digite o nome da loja no navegador e procure o produto no site para conferir se realmente aquela promoção existe.

7. Registre todos os passos de sua compra

Ainda que o seu pedido fique registrado no site da loja, salve no seu dispositivo os e-mails de confirmação de compra, protocolos da transação, detalhamento do pedido e quaisquer outras informações sobre a sua compra on-line. Esses comprovantes podem ser importantíssimos em caso de não cumprimento do prazo de entrega, envio de produto diferente do solicitado, cobranças indevidas e outros inconvenientes.

Agora você está preparado para ir às compras com responsabilidade e bem protegido. Mas se mesmo com esses cuidados tiver problemas com sua compra on-line, lembre-se que o Código de Defesa do Consumidor também funciona no mundo virtual e faça valer seus direitos.