7 dicas de segurança para supermercados.

Apesar da crise econômica que atravessamos, no período 2020 -2021, o setor de supermercados registrou um crescimento de 9,36%. Ao contrário do que imaginava, o isolamento social contribuiu para acelerar as vendas.

A mudança de hábitos gerou um aumento do consumo dentro do lar impulsionando a economia. Embora outros segmentos tenham sofrido restrições, os supermercados como serviço essencial não pararam e viram sua demanda aumentar.

Com a volta do público aos estabelecimentos, retorna também a necessidade de uma maior atenção à questão da segurança nos supermercados. Pois as perdas decorrentes de furtos em supermercados, seja por parte do cliente ou dos funcionários, são um dos fatores que mais afetam as operações dessas empresas.

Por que os supermercados são alvo de tantos furtos?

Uma característica desse tipo de empresa é ter pouquíssimas restrições ou  controle de acesso às suas dependências para permitir que os clientes circulem e possam buscar os produtos desejados. Assim, o serviço de segurança concentra-se na vigilância e no monitoramento eletrônico.

Muitos problemas com furtos e fraudes poderiam ser evitados dentro dos supermercados, se as empresas adotassem um sistemas de segurança criteriosamente planejados levando em conta as características do estabelecimento e suas vulnerabilidades.

Principais ameaças à segurança de um supermercado.

Furtos.

Os furtos são as ocorrências mais frequentes e o maior desafio para a segurança dos supermercados. Essas ações podem partir tanto de clientes e visitantes quanto de funcionários e podem causar um grande prejuízo ao estoque.

Desvios e fraudes praticados por funcionários.

Algumas vezes, os funcionários podem se aproveitar das vulnerabilidades da segurança para cometer desvios. Nem sempre essas fraudes são facilmente detectadas. Por isso, o trabalho da segurança deve se estender não apenas aos clientes, mas também ter um olhar para os procedimentos internos.

Passagem de produtos sem registro no checkout.

Além dos clientes que escondem produtos para que não sejam registrados pelo caixa ou tentam passar um item com o código de outro mais barato, há também fraudes usando os programas de fidelidade onde o operador de caixa se aproveita da compra de um cliente que não participa do programa para registrar a pontuação em seu próprio cartão.

Furtos e fraudes por clientes e visitantes.

São frequentes os casos de frequentadores dos supermercados que burlam os sistemas de prevenção e utilizam uma série de artifícios para driblar a segurança.

Dicas para a segurança.

Prevenir as perdas em supermercados é a forma mais eficiente de reduzir a ocorrência de furtos, extravios e avarias que prejudicam o faturamento. Mas nem sempre isso é uma tarefa fácil de realizar. Por isso, selecionamos algumas dicas para ajudar a aprimorar a segurança do seu supermercado.

Conheça os riscos.

Avaliar as vulnerabilidades do estabelecimento e se prevenir é o primeiro cuidado a ser tomado. É fundamental prestar atenção em cada detalhe que possa facilitar a ação de criminosos como áreas sem monitoramento, prateleiras escondidas, áreas pouco iluminadas, entre outros riscos.

Controle o estoque.

Mantenha o controle do estoque atualizado e faça a conferência dos itens no fim de cada dia. Isso ajuda a identificar imediatamente a falta de algo.

Adote rotinas.

Estabeleça uma política de boa vizinhança com os moradores do entorno da loja. Essa proximidade pode transformar os vizinhos em aliados da vigilância do local, alertando se houver problemas na loja ou alguma movimentação estranha no interior do estabelecimento fora do horário comercial.

Fechamentos de caixas.

Estabeleça horários diferentes para a realização dessa atividade e evite fazer o fechamento dos caixas em horários de muito movimento no comércio.

Valores em dinheiro na loja.

Evite guardar valores elevados na loja. No pagamento de fornecedores e colaboradores, dê preferência para pagamentos via banco e operadoras especializadas. Os criminosos podem facilmente obter informações sobre os dias de pagamento, entrega de valores e outros dados financeiros da loja.

Equipamentos de monitoração e segurança eletrônica.

Investir em monitoramento através de alarmes e câmeras com sensores que detectam abertura de portas e presença de pessoas em ambientes não permitidos é altamente recomendado. Um serviço de monitoramento eletrônico com uma central e equipes disponíveis 24h por dia, identificam rapidamente quando acontece uma invasão, e podem alertar as autoridades, além de enviarem uma unidade móvel ao local para coibir a ação criminosa.

Além de contribuir para o controle da segurança, o monitoramento também ajuda a detectar possíveis condições ilícitas dentro da loja e contribuem até para o trabalho dos repositores identificando gôndolas vazias que necessitam de reposição. Esses equipamentos servem não apenas para manter o local protegido, através de câmeras e alarmes, mas também reprimem as ações de furtos com a utilização de antenas antifurto, etiquetas eletrônicas, entre outros. 

Segurança especializada.

Contar com o serviço terceirizado de profissionais especializados é essencial. Principalmente em estabelecimentos de médio e grande porte, onde há um fluxo maior de pessoas e venda de itens mais caros. Os seguranças devem ser treinados para lidar com o público e transmitir tranquilidade aos clientes. 

Porque optar por um serviço de segurança profissional.

Na contratação de um serviço de segurança e monitoramento para um supermercado algumas considerações devem ser feitas. Enquanto em um condomínio, um banco ou uma indústria têm como norma o acesso controlado e apenas autorizado, nos supermercados a regra é o livre acesso à maioria dos ambientes, o que gera um cuidado extra com a segurança. Também é preciso considerar a presença intensa do público, o que exige que o supermercadista avalie cuidadosamente se a empresa de segurança realiza treinamento frequente com esses colaboradores. Isso envolve não apenas questões técnicas, mas também de trato correto com as pessoas e preparo psicológico. A BBC Vigilância tem como princípio a capacitação constante e o treinamento de suas equipes para lidar com as mais diversas situações de pressão e risco, além do preparo técnico para operar equipamentos de monitoramento de alta tecnologia.