A nossa preocupação com a segurança não diminui nem mesmo quando estamos em casa. Por isso, as fechaduras têm um papel de grande importância não só para a estética dos projetos, mas principalmente para a segurança de um imóvel, seja casa, apartamento ou empresa. São elas que conferem mais proteção e privacidade à sua moradia. Assim, a escolha desses mecanismos deve ser feita com atenção, tudo para se encontrar a fechadura que cumpra o seu objetivo de preservar a segurança do local com eficiência.
Como escolher a fechadura certa?
Nesse processo de escolha, é essencial levar em conta alguns fatores para instalar a fechadura ideal a cada necessidade.
1. Qual o material da porta?
Antes de comprar uma fechadura, é preciso identificar de que material ela é feita: madeira, alumínio/aço ou vidro. Pois cada material requer um tipo de fechadura diferente.
2. Qual a espessura da porta?
Usar uma fechadura indicada para portas menores que a sua vai deixar o cilindro dentro do espelho, prejudicando a estética e o funcionamento do mecanismo. Por isso, observe a espessura da porta.
3. Qual vai ser a utilização da porta?
O tipo de aplicação também é essencial na escolha. Saber previamente se a fechadura vai ser externa ou interna, se vai ficar dentro do terreno ou exposta diretamente para a rua faz toda diferença.
Após definir esses detalhes técnicos, chega a hora de escolher o modelo que atende às necessidades de cada uma das suas portas, com atenção especial às que dão acesso à área externa ou ficam expostas para a rua.
As 6 fechaduras mais seguras para residências e empresas.
Existem muitas fechaduras seguras para diversas utilizações e todo tipo de preço. Listamos alguns modelos que podem contribuir com a segurança do seu imóvel.
Fechadura tetra chave
Esse tipo de fechadura é muito usado em residências, especialmente em portas de entrada, oferecendo bastante segurança. A trava é de metal sólido e mais longa que o normal. Essa fechadura possui chave com 4 faces, o que multiplica a possibilidade de segredos e dificulta o arrombamento do cilindro.
Conjunto de travamento
Esse conjunto também é bastante indicado para portas externas. Nele, temos em uma mesma fechadura uma trava do tipo mortiz que é acionada pela maçaneta, enquanto a trava principal é acionada pela chave tetra ou por uma combinação de chave com alavanca e botão, formando uma combinação perfeita entre travas.
Fechadura bico de papagaio para portas corrediças
Neste tipo de fechadura, comum em portas e janelas, a trava tem um formato que se assemelha ao bico de um papagaio, daí o seu apelido. Este formato diferente funciona como um gancho, travando a abertura de portas corrediças.
Fechadura eletrônica com cartão ou senha
As fechaduras eletrônicas estão no topo entre as mais seguras. Elas podem utilizar cartão ou senha. As que utilizam cartão registram as informações do usuário em um chip e esses dados são decodificados pelo sistema eletrônico da fechadura, que destrava com a passagem da tarja magnética pela leitora.
Já as fechaduras que utilizam senha possuem um teclado numérico acoplado, onde basta digitar o código correto para que a porta seja destravada.
Fechadura digital
Este tipo de fechadura dispensa o uso de chaves e é aberta através de um chaveiro de proximidade. O grande diferencial desse tipo de equipamento está no alarme antiarrombamento e no sensor de fechamento que trava a porta assim que ela é fechada, sendo acionado automaticamente mesmo se a pessoa se esquecer de trancar a porta ao sair.
Fechadura biométrica
Entre as fechaduras digitais, há também as acionadas por biometria. Além de toda segurança, este sistema é bastante prático pois requer apenas a colocação da digital para a abertura da porta. Este tipo de acionamento é muito adotado em empresas, agilizando o processo de entrada e saída dos colaboradores.
Embora as fechaduras sejam dispositivos importantes para transmitir segurança e bem-estar aos moradores, elas isoladamente não garantem a segurança total de um imóvel, necessitando de um sistema complementar de alarmes e monitoramento 24 horas. A BBC Vigilância desenvolve projetos de segurança patrimonial que analisam os pontos vulneráveis, reforçando a proteção dos acessos ao imóvel, sem comprometer os projetos arquitetônicos e o design.