Os roubos em lojas de varejo causam prejuízos bilionários anualmente aos empreendedores. Essas perdas acabam fazendo a diferença entre uma operação lucrativa e uma deficitária. Além do prejuízo com a perda de mercadorias, ainda traz o problema da segurança, que pode reduzir o fluxo de clientes,já que nenhum consumidor sente-se à vontade em frequentar uma loja que é alvo constante de furtos, temendo por sua própria segurança.
Por isso, investir em soluções de segurança para garantir a segurança do negócio e reduzir perdas com roubos é tão importante quanto conhecer o mercado antes de abrir um comércio. Esse é um fator decisivo para o equilíbrio das contas e o sucesso de uma loja de varejo. Porém, manter a segurança nos estabelecimentos do comércio varejista não é fácil, seja em pequenas lojas ou em grandes redes. Afinal, além de prevenir perdas e roubos, não se pode negligenciar a integridade e o bem-estar dos clientes dentro da loja, onde também podem ser alvo dos ladrões.
A prevenção é a primeira estratégia de defesa que deve ser adotada contra furtos em lojas do varejo. Por isso, selecionamos algumas dicas para ajudar os empreendedores a combater os furtos com segurança.
Informe as medidas de segurança.
As famosas placas de “sorria, você está sendo filmado” intimidam muita gente, e isso pode ajudar a segurança de uma loja. Usar clareza na comunicação deixa os mal-intencionados de sobreaviso sobre quais são as medidas preventivas utilizadas pela loja e pode dissuadi-los antes mesmo da tentativa de furto.
Treine a equipe para reconhecer atitudes suspeitas.
Em uma loja é normal pessoas circularem por diversos setores procurando e escolhendo produtos. Porém existem atitudes suspeitas que podem ajudar a diferenciar os clientes normais da loja de possíveis criminosos. Por isso é importante ter uma equipe treinada para detectar esses sinais:
– Pessoas que passam mais tempo observando a movimentação da loja do que realizando compras;
– Indivíduos que levam muitos itens para o provador, mas aos sair estão apenas com um;
– Gente que fica vagando pela loja, aparentando nervosismo e evitando contato visual.
Instale equipamentos de monitoramento e segurança eletrônica.
Além das câmeras, investir em monitoramento eletrônico através de alarmes e tags com sensores que alertam quando um produto é retirado da loja sem passar pelo checkout é altamente recomendado em lojas de varejo. Essas etiquetas eletrônicas são pequenos transmissores presos aos produtos, principalmente itens de vestuário e alimentos caros, ligados a uma antena posicionada em local estratégico, geralmente nas entradas e saídas principais da loja. Essa é uma forma eficiente de coibir os furtos, uma vez que essas tags magnéticas só são removidas e desativadas no momento da compra e elas alarmam à menor proximidade com as antenas. Assim, caso alguém saia da loja com um produto etiquetado o alarme será avisará às equipes de segurança, inibindo também outras pessoas de tentar tal prática
Elimine os pontos cegos
Planeje o layout da sua loja pensando em segurança e instale espelhos em áreas de menor alcance visual. Dessa forma você garante que todas as áreas do seu comércio estejam sendo visualizadas adequadamente, aumentando inclusive a segurança dos clientes usuais.
Tenha uma equipe de seguranças especializados
Além de vigilância eletrônica, ter a presença de seguranças dentro da loja também ajuda a inibir a ação de ladrões. Terceirize esse serviço para contar com profissionais especializados, principalmente em estabelecimentos de médio e grande porte, onde há um fluxo maior de clientes circulando no estabelecimento e venda de itens mais caros que são visados pelos ladrões.
Seguindo essas dicas você conseguirá diminuir o risco de furtos em seu varejo e consequentemente aumentar os lucros com a redução das perdas. Embora todos os estabelecimentos comerciais estejam sujeitos a esse risco, o segredo é não dar chance aos mal-intencionados que esperam só uma oportunidade para agir dentro do seu estabelecimento. Conte com os serviços da BBC para garantir a segurança da sua loja e a tranquilidade dos clientes.