4 dicas para evitar fraudes em compras de fim de ano

Com a proximidade das comemorações do natal e ano novo é muito comum se ter um aumento considerável nas vendas, seja nas lojas físicas ou através das lojas onlines. Porém, esse volume de compras traz também um aumento nos riscos de fraudes. Para realizar suas compras sem impulsividade e de maneira segura, faça listas com os itens desejados e pesquise bem os preços nas lojas e nos sites oficiais. É preciso ficar de olho, mas basta tomar alguns cuidados simples para não cair em falsas ofertas. Por isso, separamos 4 dicas para você realizar suas compras de fim de ano com toda tranquilidade. Confira!

1. Cuide do seu cartão 

A regra é a mesma, seja em compras onlines ou nas físicas: cuide muito bem do seu cartão! Para fugir de fraudes nas compras é importante que você evite compartilhar para pessoas estranhas os dados do seu cartão. Informações como número, código de segurança, e até mesmo fornecer suas senhas através de mensagens no whatsapp para pessoas conhecidas ou em sites desconhecidos são muito importantes para sua segurança, e por isso devem ser mantidas em sigilo. 

Um dos golpes mais comuns em compras de fim de ano é a troca de cartões. A soma do movimento intenso dessa época do ano, com a pressa de realizar as compras, resultam na distração e consequente aplicação de fraudes como a de trocas de cartão, por isso, não perca o seu cartão de vista! Ao pagar, busque manusear seu próprio cartão, e se for necessário entregar seu cartão para realizar o pagamento, verifique todo o procedimento e se o cartão devolvido pelo(a) atendente é realmente o seu. 

2. Evite ofertas muito abaixo do preço 

Outro golpe comum são os anúncios em sites ou Whatsapp que prometem preços muito abaixo das demais lojas concorrentes. Sempre desconfie de ofertas boas demais para serem verdade, por mais tentadoras que possam ser, geralmente são artifícios fraudulentos usados para atrair vítimas e roubar seus dados. Antes de comprar de forma impulsiva, é bom que realize uma lista do que realmente precisa comprar, e a partir dessa lista, procure fazer uma pesquisa em sites de empresas confiáveis, e peça indicações de pessoas que já compraram os produtos desejados. Caso receba alguma promoção suspeita que pareça imperdível, seja por meio de aplicativos de mensagens, e-mails ou anúncios na web, não clique nos links! Ao invés disso, busque pelo produto anunciado no e-commerce oficial da loja, e assim fuja de fraudes e realize sua compra de forma segura. 

3. Verifique a autenticidade dos sites 

Evite realizar compras em sites de lojas desconhecidas ou que apresentam reclamações de consumidores. Espaços de proteção ao consumidor, como Reclame aqui e Procon, são

excelentes ferramentas para que você possa verificar se a loja que está navegando é, de fato, uma empresa confiável. 

Você também pode optar por checar as redes sociais da empresa. Comentários nos sites oficiais, no Facebook e no Instagram são excelentes oportunidades para descobrir se existem reclamações em torno dos serviços ofertados, e podem servir inclusive para que você conheça a avaliação de outras pessoas que já compraram no mesmo local. Além disso, você saberá se a empresa responde de forma correta e rápida os comentários, dúvidas e pedidos de resolução de problemas. 

ATENÇÃO: Alguns fraudadores copiam sites de grandes empresas com muita destreza, para evitar problemas futuros, saiba que todas as compras onlines devem ser feitas em sites que apresentem sinalização de um protocolo de segurança na página inicial e tenham certificado HTTPS válido. Caso a loja em questão não tenha esse registro, pense duas vezes em continuar nesse ambiente, pois o risco de você sofrer uma fraude é muito grande. Cabe lembrar que os endereços de sites de comércio eletrônico devem começar com “https” e não “http”, esse é um dos passos mais simples e ao mesmo tempo eficaz para se verificar a legitimidade dos sites. 

Outra dica valiosa quando o assunto é verificar a autenticidade do site e empresa: observe se as informações da aba “contatos” são amplamente oferecidas, pois não é interessante para os sites falsos oferecer muitas opções de contato, assim, evitam ofertar dados como telefones, endereço da sede, email, canais de atendimento e o CNPJ. Ao observar essas informações verifique se são verdadeiras. Evite sites com poucas opções ou contatos indiretos, como apenas chats online ou e-mail. 

4. Nunca use dispositivos de outras pessoas ou redes públicas para realizar sua compra. 

Utilizar Wifi, computadores e smartphones desconhecidos aumentam significativamente as chances de cair em alguma fraude. Além disso, antes de navegar na internet para realizar suas compras, é sempre bom checar se o seu sistema operacional e antivírus estão devidamente instalados e atualizados. Se não tiver com tudo em dia, priorize a instalação desses itens para poder prosseguir com segurança, pois as principais brechas dos sistemas são deixadas por antivírus antigos ou desatualizados, prato feito para pessoas de má índole praticarem suas fraudes. 

Após verificar a legitimidade do site, quando for se cadastrar, procure criar senhas com letras e números que não façam parte de seus dados pessoais, como seu nome e data de nascimento. Lembre-se também de ter uma senha diferente para cada conta. Essas ações simples irão dificultar bastante que você se torne uma vítima de fraude. 

E na hora realizar o pagamento, se optar por comprar utilizando cartão de crédito, certifique-se antes de colocar os dados se está no endereço eletrônico correto, e se o mesmo é confiável. Se possível, verifique com o seu banco se existe a possibilidade de utilizar o cartão virtual. Por ser específico para compras onlines, o cartão virtual é bastante

seguro para quem tem costume de comprar na internet. Funciona praticamente da mesma forma que um cartão normal, com a diferença de que os dados informados na compra deixam de existir após terminar uma transação, assim, mesmo que alguém obtenha seus dados não conseguirá utilizá-los para motivos de fraudes.