3 medidas urgentes para deixar sua empresa mais segura

3 medidas urgentes para deixar sua empresa mais segura

Estatísticas do Sindicato do Comércio Varejista mostram que os roubos em comércios e empresas têm crescido cerca de 14% ao ano. Esse é um crescimento muito alto, principalmente levando em conta que os órgãos de segurança pública não têm se mostrado capazes de acompanhar essa evolução da criminalidade. Só o investimento sério em segurança pode reduzir esse risco e proteger o patrimônio das empresas. Por isso, é interessante adotar medidas rápidas para evitar que a sua empresa seja vítima dessa violência e entre para as estatísticas. 

O investimento em segurança patrimonial é imprescindível quando se trata de preservar os bens, a segurança dos colaboradores e clientes, além dos documentos e do patrimônio intelectual de uma empresa. Vamos apresentar três medidas acessíveis e que podem ser utilizadas em qualquer tipo de empresa, otimizando sua segurança e ajudando a torná-la menos vulnerável. 

Use a tecnologia como aliada da segurança

Ao mesmo tempo que é cada vez maior o número de crimes contra empresas, cresce também o número de soluções tecnológicas voltadas para a segurança desses estabelecimentos. E o melhor é que essas opções têm se tornado cada vez mais acessíveis a diversos perfis de empresários, tanto por conta do custo reduzido quanto pela facilidade de operar e controlar os equipamentos. 

Sistema de Alarme

Talvez a solução mais adotada pelas empresas por conta do preço acessível e da funcionalidade, o Sistema de Alarme tem sido constantemente aprimorado e hoje oferece cada vez mais segurança sem deixar de ser um sistema simples e prático. Além de afastar possíveis invasores, o alarme avisa que o imóvel pode estar sofrendo uma violação, alertando a central de monitoramento.

Um bom Sistema de Alarme é composto por uma central, sensores, sirene, bateria, discadora e fonte de alimentação. Porém, já existem alguns equipamentos mais sofisticados que oferecem a possibilidade de integração com as câmeras. Uma vantagem desses novos Sistemas de Alarme é que podem ser instalados rapidamente, sem necessidade de obras e qualquer pessoa pode acioná-los e operar sem dificuldade.

Circuito Fechado de TV

Um sistema de monitoramento por Circuito Fechado de TV é composto basicamente por câmaras de captura e um meio de transmissão de dados para aumentar a segurança, tanto em empresas quanto em residências e condomínios, impedindo ações criminosas, furtos, roubos, invasão, vandalismo, etc, além de aumentar a segurança dos locais monitorados, permitindo o reconhecimento de criminosos e registrando tudo que acontece.

Com esse sistema é possível monitorar qualquer atividade que ocorre dentro e fora da empresa, desde a entrada e saída de pessoas até o que acontece nas dependências internas, monitorando o comportamento dos colaboradores. 

As imagens dos CFTV servem inclusive como provas contra infratores, o que tem um papel psicológico importante como inibidores de ações criminosas. Outra vantagem do monitoramento de CFTV é reduzir a necessidade de vigilantes e permitir um trabalho de pronta resposta em casos de emergência, com uma relação custo-benefício bem menor, uma vez que o custo de manutenção do sistema é relativamente baixo.

Controle de Acesso

Saber quem são as pessoas que entram na sua empresa é fundamental para garantir a segurança, tanto dos clientes e colaboradores quanto do patrimônio. Monitorar com equipamentos e restringir a entrada em áreas restritas é parte do trabalho do Controle de Acesso, que pode ser feito por vigilantes ou automatizado por equipamentos e softwares que identificam colaboradores e visitantes que adentram a empresa. A identificação e a permissão de acesso podem ser através de senhas, cartões, crachás e biometria. O Controle de Acesso aplica procedimentos ou equipamentos que oferecem total gerenciamento para permitir ou não a entrada de pessoas, veículos e mercadorias na empresa, assegurando que o ambiente esteja protegido e tranquilo. Com os acessos sob controle, há uma considerável redução da possibilidade de perdas patrimoniais e, acaso elas aconteçam, o número de suspeitos pode ser facilmente levantado.

Soluções Acessíveis para Sua Empresa Ficar Mais Segura

Segurança patrimonial é um conjunto de medidas capazes de fazer com que uma empresa esteja livre de danos, interferências e perturbações, sejam elas internas ou externas. A BBC Vigilância desenvolveu soluções que levam em conta esses fatores e se adaptam a empresas de diversos tamanhos e diferentes necessidades. Nossas equipes realizam um amplo estudo, com levantamento detalhado das rotinas para estabelecer projetos de segurança e oferecer a solução ideal para sua empresa.